Nas últimas décadas, o desenvolvimento e a comercialização de jogos eletrônicos e de produtos, físicos ou virtuais, relacionados a esses jogos têm se tornado uma atividade econômica de grande importância no cenário mundial, tendo há anos ultrapassado, por exemplo, o faturamento de indústrias há muito consolidadas, como a indústria de cinema de Hollywood. O Brasil ainda responde por uma parcela relativamente pequena desse faturamento mas esse mercado tem crescido muito no país, acima do crescimento da economia como um todo, e mostra potencial de crescimento ainda maior, tendo atraído investimentos cada vez maiores tanto do governo como de investidores e empreendedores privados. Além disso, jogos eletrônicos têm se afirmado cada vez mais como uma forma de expressão artística e cultural e tem aplicação em diversas áreas, não só para entretenimento, como também, por exemplo, para educação e treinamento, propaganda, entre outras. Nesse contexto, a programação de jogos mostra-se não só como uma excelente forma para aperfeiçoar o conhecimento de programação como permite a entrada nesse grande e crescente mercado e os conhecimentos adquiridos no curso devem ser aplicáveis a jogos desenvolvidos em uma grande variedade de dispositivos (computadores, tablets, smartphones, consoles...) e com diversas finalidades possíveis, como as já mencionadas áreas de entretenimento, educação, treinamento, propaganda etc.